Circuito SP leva três corridas grátis à ZL no feriadão da Consciência Negra

Chegada da etapa de São Mateus do Circuito SP de corrida (Esportividade)
Os corredores amadores tiveram a chance de participar de três provas diferentes, todas elas gratuitas e na zona leste de São Paulo, durante o feriado prolongado do Dia da Consciência Negra. As provas do novo Circuito SP de corrida de rua, organizado pela Associação Esportiva e Cultural CNB, aconteceram nos dias 20 de novembro, quinta-feira de feriado nacional, em São Mateus, 22 de novembro, sábado, em Cidade Tiradentes, e 23 de novembro de 2025, domingo, em Guaianases.
Veja o vídeo da etapa São Mateus do Circuito SP de corrida de rua:
Ver essa foto no Instagram
Durante os 5 km, os atletas inscritos na primeira (20/11) das três etapas tiveram pela frente um percurso bastante desafiador, que contava com trechos bem inclinados, pelas ruas do distrito de São Mateus.

Trecho em descida: o último da etapa de São Mateus do Circuito SP de corrida (Esportividade)
A dificuldade do desafio foi inversamente proporcional à facilidade de chegar ao local do evento na quinta-feira (20) ou mesmo ao da retirada de kits, que foi efetuada na Subprefeitura São Mateus, uma vez que ambas as localidades ficam a poucos metros da estação do Metrô Jardim Colonial (monotrilho), pertencente à Linha 15-Prata.

Minutos antes da largada da etapa de São Mateus do Circuito SP de corrida (Esportividade)
Já na segunda prova de 5 km (22/11), o percurso foi montado dentro do parque Vila do Rodeio, em Cidade Tiradentes, que também contava com alternância entre subidas e descidas. O local, no entanto, não é inédito para as corridas gratuitas na zona leste paulistana. Em 2017, o Circuito Caixa da Cidadania já tinha realizado uma de suas etapas lá – assim como o Circuito Popular de corrida de rua de São Paulo, que, na atual fase do projeto, já passou duas vezes pelo parque.

Largada de bateria kids do Circuito SP de corrida de rua em São Mateus (Esportividade)
A terceira e última prova (23/11) aconteceu em Guaianases, a cerca de 800 metros da estação de trem Guaianases (Linha 11-Coral). Diferentemente das duas anteriores, havia no percurso da etapa final bem menos subidas, mais ainda sim um certo desafio. No dia anterior, sábado, foram liberadas 400 vagas extras, preenchidas presencialmente durante a retirada de kits, dando nova oportunidade de participação aos corredores amadores.

Bateria kids na etapa de São Mateus do Circuito SP de corrida de rua (Esportividade)
Os corredores receberam camiseta, número de peito com chip de cronometragem, sacochila e medalha finisher. Crianças e adolescentes de até 13 anos participaram das três etapas nas baterias kids, que foram divididas por faixas etárias. Além dos itens do kit básico, os atletas mirins ganharam, após completarem o percurso, um kit lanche com sanduíche, suco, frutas e bombom.

Etapa de São Mateus do Circuito SP de corrida (Esportividade)
As inscrições gratuitas, resultantes de investimento do governo federal, para os três eventos foram abertas ao mesmo tempo, na semana anterior ao evento, por meio do site Go Minhas Inscrições. Crianças, adolescentes e atletas da categoria PCD tiveram inscrições realizadas pessoalmente, quando da retirada de kits de cada etapa. Era necessária a doação de 1 kg de alimento não perecível por inscrição.
O Ministério do Esporte publicou, no Diário Oficial da União de 31 de dezembro de 2024, um termo de fomento assinado em 27 de dezembro de 2024: “Apoio à realização do evento Circuito SP de corrida de rua no estado de São Paulo”.
Para receber notificações de eventos esportivos assim, inscreva-se em nosso canal no WhatsApp (clique aqui) ou em nosso canal no Telegram (clique aqui); não se esqueça de ativar as notificações; siga-nos também no Instagram (clique aqui).