Corrida do Circuito Popular mostra por que vale a pena acordar cedo no feriado

Maria Tecula Oliveira corre na etapa do parque Anhanguera do Circuito Popular (Esportividade)
Fotos: clique aqui e encontre as suas; mais fotos do evento: clique aqui.
Resultados: clique aqui e veja o seu; classificação geral: clique aqui.
Segunda-feira, 7h da manhã: onde você está a essa hora? Muitos dizem que estão a caminho do trabalho, mas não em 21 de abril de 2025. A etapa de Perus do Circuito Popular de corrida de rua da cidade de São Paulo foi o motivo pelo qual centenas de pessoas acordaram cedo em uma segunda-feira de feriado nacional (Tiradentes). E várias delas saíram de outras regiões paulistanas apenas para participar da prova gratuita. E por quê?

Corredores se preparam para largada do Circuito Popular no Anhanguera (Esportividade)
Ao chegar à “arena” do Circuito Popular, já se obtém a primeira resposta: o clima é leve, sem rivalidade, mesmo entre atletas que lutam por um lugar no pódio. Essa leveza deixa o ambiente muito amigável, receptivo a novatos, e prossegue durante a prova.

Trecho asfaltado do parque Anhanguera (Esportividade)
No parque Anhanguera, localizado na região noroeste da capital paulista, a segunda resposta é dada: as etapas do Circuito Popular são tão variadas que é possível dizer que nenhuma é igual à outra. A do parque do Trote, por exemplo, ocorrida no dia anterior, 20 de abril, nada teve a ver com a do Anhanguera — embora ambas tenham sido de 5 km.

Breve trecho de trilha de prova do Circuito Popular no parque Anhanguera (Esportividade)
Diferentemente da prova do Trote, a do Anhanguera foi marcada por uma sucessão de aclives e declives — e os metros finais foram o trecho de subida mais acentuada. Quem conseguiu se inscrever em ambas as etapas da rodada dupla participou de corridas bastante distintas uma da outra.

Atletas a poucos metros da chegada da etapa do parque Anhanguera do Circuito Popular (Esportividade)
O mesmo clima amigável pré-prova do CP manteve-se depois da linha de chegada, ficando ainda mais agradável quando as crianças participaram das baterias infantis, abrilhantando o evento.
A próxima etapa do Circuito Popular, a sétima da temporada 2025, a 29ª organizada pela Fenats, vai ocorrer em 11 de maio de 2025 e terá inscrições gratuitas abertas alguns dias antes do evento. A entidade anunciará em breve onde será realizada.
A Fenats (Federação Nacional das Entidades do Terceiro Setor) foi a entidade escolhida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo entre as três que enviaram proposta para a organização do Circuito Popular de corrida de rua a partir de 2023. Nesta temporada 2025, o valor global do projeto é de R$ 3.499.998,55, fazendo parte dela 12 etapas – sempre com inscrições gratuitas – em diversas regiões da cidade. O Esportividade fará a cobertura de todas elas.
Serviço especial (apenas no WhatsApp e no Telegram)
O Esportividade tem canais nos aplicativos WhatsApp (clique aqui) e Telegram (clique aqui) em que dá informações a respeito de eventos de corrida recém-lançados, especialmente os com inscrições gratuitas ou baratas. Inscreva-se de graça em um deles para ser avisado das aberturas de inscrições do Circuito Popular.