Maioria dos amadores corre sem ‘dar bola’ para RPs e ‘influencers’ no Brasil
Se o algoritmo nas redes sociais tem mostrado perfis de corredores que almejam “pegar pódio”, bater RPs (recordes pessoais) ou “performar” a cada prova, saiba que essa turma não representa a realidade – ou, pelo menos, a grande realidade de atletas amadores que escolheram a corrida como esporte. É o que diz um estudo que acaba de ser lançado sobre a cultura da corrida no Brasil produzido pela Olympikus e pela consultoria de negócios Box1824.
Em um evento ocorrido em São Paulo no dia 28 de janeiro de 2025, terça-feira, a marca de tênis preferida dos corredores brasileiros, segundo relatório publicado pelo Strava, apresentou dados do “Por Dentro do Corre” e afirmou que 84% das pessoas estão satisfeitas com as distâncias que correm atualmente. E quem imagina que são muito longas está redondamente enganado: as pessoas, em média, correm 9,2 km por semana. Estima-se que haja 13 milhões de corredores amadores no Brasil.
Outro dado bastante significativo do estudo revela que para 47% dos corredores amadores do Brasil a inspiração vem de pessoas comuns que correm. Influenciadores profissionais da corrida aparecem com apenas 14%, metade do percentual dos amigos corredores (28%).
Leia mais:
Clubes de corridas em São Paulo são opções até para iniciantes
A participação em assessorias, grupos, crews ou clubes de corrida também vem ganhando força. Aquela sensação que parece que está todo mundo correndo é representada por 24% dos brasileiros que participam de, ao menos, um desses grupos – diz o estudo. Assista ao vídeo curto:
Ver essa foto no Instagram
A presença feminina também cresceu, e cerca de 56% delas começaram a correr há menos de um ano. Esse dado está diretamente relacionado a um dos motivos que podem levar as mulheres ao esporte tardiamente. Um estudo global realizado em 2024 pela também marca de tênis ASICS revelou que para 74% das entrevistadas falta tempo para treinar, já que, geralmente, os cuidados maternos e do lar ficam sob responsabilidade das mulheres.
O estudo apresentado pela Olympikus ainda mostrou que as saúdes física e mental estão entre os principais motivos para começar na corrida. Por fim, exaltou que para 64% dos atletas amadores não existe um jeito certo ou único de correr, ampliando a diversidade de corredores.
50 anos de Olympikus em 50 eventos de corrida
Em 2025, a Olympikus, marca brasileira da Vulcabras de tênis e roupas esportivas, completa 50 anos. Em comemoração ao meio século, estará presente em 50 provas entre março de 2025 e abril de 2026. Fazem parte do calendário o Bota Pra Correr – projeto da marca que leva os atletas a correr em cenários turísticos –, na serra do Cipó, em Minas Gerais, e em Cumbuco, no Ceará, além do patrocínio às maratonas internacionais de São Paulo e de Porto Alegre, por exemplo.
Para receber notícias assim em seu celular, inscreva-se em nosso canal no WhatsApp (clique aqui) ou em nosso canal no Telegram (clique aqui); não se esqueça de ativar as notificações.