São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 04/10/2024

Subir ao pódio na etapa pq. do Carmo do CP é mais legal que em outras provas

Por Marta Silva, especial para o Esportividade

Pódio da etapa parque do Carmo do Circuito Popular (Fenats/Divulgação)

Resultados: clique aqui e veja o seu; classificação geral: clique aqui.

Fotos: clique aqui e veja as do evento.

Quem ainda não sentiu a emoção de participar de uma prova de corrida talvez ache estranho que inúmeros atletas amadores acordem cedo para correr. É possível encontrar, entre as opções que existem no mercado running, uma variedade de percursos e distâncias que mais se adequem ao seu ritmo na corrida e ao seu bolso, já que várias delas são pagas. O que não é o caso do Circuito Popular de corrida de rua de São Paulo: são provas gratuitas, organizadas pela Fenats, entidade contratada pela Prefeitura de São Paulo para a temporada de corridas na cidade.

Luciana Passos (esq.) e Marta Silva (dir.) antes da largada da prova de 5 km do CP no parque do Carmo (Fenats/Divulgação)

No dia 28 de setembro de 2024, sábado, em fim de semana com dobradinha de provas do Circuito Popular, aconteceu a do parque do Carmo, na zona leste. Os participantes se desafiaram em um percurso pelo qual tenho um apreço mais do que especial; afinal, é dentro desse parque onde realizo a maior parte dos meus treinos.

Além de contar com inscrições gratuitas, o Circuito Popular premia os cinco primeiros colocados da classificação geral – homens e mulheres – e os PCDs, que ganham, além da medalha finisher, um troféu. E é nesse lugar em que eu me encontro quase todos os fins de semana, almejando um lugarzinho no pódio.

Marta é a 3ª colocada na prova de 5 km do Circuito Popular (Fenats/Divulgação)

Para quem não me conhece, meu nome é Marta Silva, sou atleta amadora apaixonada por esse esporte que trouxe tantos benefícios para a minha vida. A convite do Esportividade, participei da prova de 5 km. Para quem está entrando agora na corrida de rua ou para quem já está familiarizado com a prática, alcançar um RP (recorde pessoal) e baixar o pace são expressões que eu nunca imaginei que fariam parte da minha rotina.

Isso porque a corrida não é o meu trabalho principal, isto é, não sou uma atleta patrocinada por marcas, o que me daria condições de viver apenas do esporte. E, além da rotina de treinos, ainda sou mãe, esposa, dona de casa, professora e tenho um pequeno studio com atividades físicas voltadas para mulheres. Talvez quem esteja lendo esse texto se pergunte como eu consigo equilibrar todos esses pratinhos, por assim dizer, e ainda me dedicar a ponto de conquistar diversos pódios na corrida de rua.

Aquecimento antes da largada da etapa parque do Carmo do Circuito Popular (Fenats/Divulgação)

Posso tentar resumir em duas palavras: genética e sorte. A primeira pela capacidade do meu corpo de suportar a carga necessária de treinos, e a segunda por me dedicar e me priorizar também, contando com o apoio da minha família. Procuro treinar por, pelo menos, uma hora por dia e, quando coloquei esse pensamento em primeiro lugar, as conquistas começaram a acontecer.

Porém, para correr de forma tão rápida a ponto de “pegar pódio”, é necessário criar metas e ter ambições. Gosto de pensar que tudo é difícil antes de ser fácil e também que não existe resultado sem esforço, pois o corpo entende o estímulo que recebe. Por isso, não basta só correr: você tem de fortalecê-lo com a musculação, que eu pratico duas vezes por semana, sempre com a orientação de um profissional especializado.

A vida de quem se dedica a alcançar pódios não é feita apenas disso. É necessário ainda seguir as planilhas, treinar com tênis adequados, suplementar, entre uma série de outras coisas que melhoram o desempenho e evitam lesões. E, é claro, ainda tem a concorrência. Participamos das provas com atletas profissionais e também os amadores patrocinados, tornando a conquista do pódio, mesmo diante das adversidades, ainda mais gratificante. Ah, na etapa do parque do Carmo do Circuito Popular de corrida de rua, fiquei em terceiro lugar na categoria geral feminina.

Serviço especial (apenas no WhatsApp e no Telegram)

O Esportividade tem canais nos aplicativos WhatsApp (clique aqui) e Telegram (clique aqui) em que dá informações a respeito de eventos de corrida recém-lançados, especialmente os com inscrições gratuitas ou baratas. Inscreva-se de graça em um deles para ser avisado das aberturas de inscrições do Circuito Popular.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.