São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 05/08/2024

Aviões e corridas: etapa do Circuito Popular é ‘viagem’ sem sair de São Paulo

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Últimos metros da etapa de Santana no Pama, no Campo de Marte (Esportividade)

Fotos: clique aqui e encontre as suas; mais fotos do evento: clique aqui.

Resultados: clique aqui e veja o seu; classificação geral: clique aqui.

Só há menos de dois séculos o ser humano começou a voar, a sair do solo a bordo de aeronaves motorizadas, mas sempre pôde correr. E, de vez em quando, aviões e corridas unem-se em um mesmo ambiente. Esse foi o caso da etapa de Santana do Circuito Popular de corrida de rua de São Paulo, com cerca de 2,4 km dos 5 km de percurso no Pama – Parque de Material Aeronáutico de São Paulo –, no Campo de Marte, na ensolarada manhã de 4 de agosto de 2024.

Assista ao vídeo curto da etapa de Santana do CP:

Embora não tenham corrido na pista de pousos e decolagens do primeiro aeroporto da cidade de São Paulo, que fica na zona norte, os mais de mil participantes tiveram a sensação de participar de uma corrida duplamente temática – aviação, com antigos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) expostos, e Jogos Olímpicos de Paris, com camiseta verde e amarela em homenagem à campanha do Brasil na Olimpíada em andamento.

Atletas se dirigem à reta final da etapa de Santana no Pama (Esportividade)

A avenida Santos Dumont, que levou os corredores à avenida Braz Leme e os devolveu ao Pama, é a ligação entre aviação brasileira e Paris, uma vez que foi na capital francesa que o mineiro Alberto Santos Dumont fez voos históricos com aeronaves que construiu – o mais famoso deles, com o 14-Bis – no fim do século XIX e no início do XX.

Atletas contornam curva final do Circuito Popular no Pama (Esportividade)

Aviões e corridas nos fazem viajar. É claro que, no segundo caso, não literalmente: correr é uma viagem por nossos próprios pensamentos e sensações. E, quando se participa de um evento como uma etapa do Circuito Popular, trata-se de uma “viagem coletiva”: ao mesmo tempo que cada um está concentrado em si mesmo, presta atenção a quem está ao lado, dando ao colega o incentivo necessário para continuar na prova.

Atleta acena para reportagem a poucos metros da chegada no Pama (Esportividade)

Na corrida, assim como em um voo de avião, todos querem chegar ao destino final – o mais rápido possível –, e cabe a cada corredor – ou passageiro – zelar pelo bem-estar do outro, respeitando limites. Na passagem do Circuito Popular por Santana, não houve turbulências, o “pouso” foi bem-sucedido e, logo após o “desembarque”, os corredores queriam “viajar” mais.

Meninas participam de bateria infantil do Circuito Popular no Pama (Esportividade)

O CP terá uma pausa de quatro fins de semana, no entanto. A próxima etapa será a de Pirituba, no City América, no dia 8 de setembro de 2024. O Circuito Popular ainda passará por Ceret (14/09)Itaquera (29/09) e parque Vila do Rodeio (13/10) e terá temporada encerrada no centro histórico (20/10). As inscrições são gratuitas e abrem-se alguns dias antes de cada etapa.

Serviço especial (apenas no WhatsApp e no Telegram)

O Esportividade tem canais nos aplicativos WhatsApp (clique aqui) e Telegram (clique aqui) em que dá informações a respeito de eventos de corrida recém-lançados, especialmente os com inscrições gratuitas ou baratas. Inscreva-se de graça nele para ser avisado das aberturas de inscrições do Circuito Popular.

Comentários


  • Fabio murao disse:

    Muito obrigado pelo ótimo evento e um dos melhores que participei . Foi gratificante correr dentro do quartel e ver os aviões . E também gratificante conhecer o esportividade.

  • Deixe seu comentário


    Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.