Fim de semana
25/04/2014
Grandes eventos no Pacaembu e no complexo esportivo do Ibirapuera
Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Tudo gira em torno de dois dos maiores símbolos do esporte em São Paulo de 25 a 27 de abril: o Paulo Machado de Carvalho – o estádio do Pacaembu – e o Constâncio Vaz Guimarães – o conjunto esportivo do Ibirapuera. Eles serão o destino de muitos paulistanos apaixonados por esporte. Além disso, o estádio faz aniversário neste domingo. Confira agora, em nossa seleção de eventos, o que acontecerá em cada um dos dois locais.
Conjunto Esportivo Constâncio Vaz Guimarães
- Desde segunda-feira o Caio Pompeu de Toledo, conjunto aquático que foi reformado, recebe mais um Troféu Maria Lenk de natação, que é o Campeonato Brasileiro absoluto. Os principais nadadores brasileiros buscam os títulos e os índices para os Jogos Olímpicos da Juventude de Nanjing (agosto); o Campeonato Pan-Pacífico, na Austrália (agosto); e o Campeonato Sul-Americano absoluto de Mar del Plata (outubro). Ao fim do quarto dia, o Corinthians liderava a pontuação geral. Estas são as provas desta sexta-feira, cujas finais acontecem a partir das 17h: 200 m medley F e M, 50 m borboleta F e M, 400 m livre F e M, 4×100 m livre F e M; as de sábado são: 100 m livre F e M, 50 m peito F e M, 200 m costas F e M, 4×100 m medley F e M. Neste sábado, dia final do Maria Lenk, ainda haverá competição de 5 km na raia olímpica da USP às 13h30.
- O Ícaro de Castro Mello, o estádio do Ibirapuera, sedia o Open Brasil Caixa Loterias de atletismo, evento chancelado pelo Comitê Paraolímpico Internacional que termina nesta sexta-feira. Além dos brasileiros, atletas estrangeiros, como Richard Browne, participam da competição em SP. No primeiro dia, o norte-americano, que bateu o recorde mundial da T44 (para quem tem uma perna amputada) na semana passada, na Califórnia, foi o melhor da classe T44 nos 100 metros rasos. Mas os atletas nacionais não decepcionam: a jovem Verônica Hipólito, 17 anos, cujos movimentos do lado direito do corpo são debilitados por causa de um AVC, já pode ser considerada uma promessa para os Jogos do Rio-2016: conquistou no Ibirapuera a medalha de ouro dos 100 metros rasos da classe T38. Na manhã deste sábado, você ainda poderá ver provas de natação na Hebraica. Clique aqui e confira provas e resultados do evento.
- No ginásio Mauro Pinheiro, a partir das 20h deste sábado, acontece a segunda edição do WGP de 2014. Com ela vem mais um grande desafio para quatro dos maiores kickboxers brasileiros. No Super 4, Alex Pereira, Ravy Brunow, Tadeu San Martino e Thiago Michel vão disputar combates contra atletas internacionais de ponta. Ainda haverá lutas preliminares e o GP 64,5 kg – este com quatro lutadores. Os espectadores podem trocar 2 kg de alimentos não perecíveis por um ingresso antecipadamente.
Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho
- O Palmeiras joga em casa pela primeira vez em sua volta para a Série A do Campeonato Brasileiro a partir das 21h deste sábado, 26 de abril. O time paulistano enfrenta o Fluminense, que permaneceu em 2014 na principal divisão em consequência da perda de pontos da Portuguesa por causa da escalação irregular de Héverton. Na estreia neste Brasileiro, o Palmeiras venceu o Criciúma por 2 a 1, fora de casa, de virada. Os gols palmeirenses foram marcados no fim do segundo tempo por Leandro e Alan Kardec. O Fluminense venceu o também catarinense Figueirense, mas por 3 a 0 e em casa. Rafael Sobis, Fred e Nirley fizeram os gols.
- No domingo, 27 de abril, o estádio do Pacaembu completa 74 anos. Só esse fato já seria suficiente para o dia ser especial. Mas haverá mais: o Corinthians joga pela última vez em sua casa por tantos anos antes de realizar seu primeiro jogo oficial no novíssimo Itaquerão, que será contra o Figueirense em 18 de maio. Nada melhor do que uma grande equipe para enfrentá-lo: o Flamengo. Ambos estrearam no Campeonato Brasileiro com empates sem gols. Uma série de homenagens será feita ao estádio pelos corintianos. Haverá referências a ele até nas camisas dos jogadores. A música “Saudosa Maloca”, de Adoniran Barbosa, será tocada nas caixas de som antes da partida e depois dela. Também será contra o Flamengo que o Corinthians apresentará Elias à torcida. O volante está de volta ao time após passagens por Atlético de Madri, Sporting e justamente Flamengo.