Comissão Europeia premia produções brasileiras que incentivam turismo na Europa; Esportividade concorreu
A 33ª edição do Prêmio Europa de Comunicação, cuja divulgação dos vencedores ocorreu na noite de 5 de dezembro de 2023, terça-feira, premiou três trabalhos (reportagem escrita, reportagem audiovisual e conteúdo para redes sociais) produzidos por brasileiros que contribuem para disseminar o turismo no velho continente. O Esportividade concorreu ao prêmio com duas reportagens escritas sobre a cobertura da Maratona Internacional de Praga, na República Tcheca.
Leia-as a seguir:
Em Praga, na República Tcheca, maratona também é programa de família
Maratona de Praga: por que a corrida tcheca é uma das mais belas da Europa
Natalia Manczyk, do Porta de Embarque, venceu na categoria redes sociais pelo vídeo curto sobre a viagem de trem Bernina Express: o tour, que leva em torno de 4h30 e percorre 122 quilômetros, sai de Chur, na Suíça, e vai até Tirano, na Itália.
Gilberto Smaniotto, da TV Bandeirantes, foi o vencedor da categoria audiovisual pela reportagem que percorreu locais na Espanha, tais como Catalunha, Galícia e Madri, que tiveram ligação com a vida ou a obra do pintor Pablo Picasso.
Marcel Vicente, do portal UOL, obteve o prêmio na categoria reportagem escrita – publicação sobre a Ilha do Pico, na região dos Açores, em Portugal.
Cecilia Padilha, do perfil Yes We Cook, recebeu a menção honrosa da noite.
A cerimônia de premiação aconteceu no Consulado Geral da República Tcheca, em São Paulo. Como parte do prêmio, os vencedores ganham uma viagem para duas pessoas para a Europa.
O Prêmio Europa de Comunicação é uma das atividades realizadas pela Comissão Europeia de Turismo (ETC) no Brasil. Trata-se de organização sem fins lucrativos que tem como objetivo apoiar e estimular o turismo para o continente por meio de atividades conjuntas com escritórios de turismo de Espanha, Portugal, França, Suíça, Itália, República Tcheca e Noruega.
A cobertura do Esportividade da Maratona Internacional de Praga, na República Tcheca, contou com o apoio de Czech Tourism, adidas Brasil e ClassPass.