Fim de semana
04/04/2014
Futebol predomina no fim de semana esportivo em São Paulo; veja eventos
Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
O fim de semana na região metropolitana de São Paulo será de muito futebol. Os quatro principais campeonatos estaduais da modalidade estarão em andamento. A final do mais importante deles, o da Série A1, começará neste domingo a ser disputada no estádio do Pacaembu. Também selecionamos um evento de MMA ao qual você pode ir na noite de sábado.
- Na tarde deste sábado, 5 de abril, o Santo André joga pela última vez em casa nesta Série A2 do Campeonato Paulista. Na penúltima rodada da fase única, encara o Grêmio Catanduvense. Na última, vai enfrentar o São Caetano em clássico do ABC. A equipe andreense ainda luta pelo acesso à Série A1. Possui 29 pontos e ocupa a sexta posição após 17 rodadas. Para ir ao G4, depende de vitórias suas e de tropeços de pelo menos dois destes times até o fim da competição: o São Bento (31), o Marília (30) e o Mirassol (30). Terão direito de acesso à Série A1 de 2015 os quatro com o maior número de pontos ganhos. E os quatro clubes que obtiverem o menor número de pontos serão rebaixados à Série A3 de 2015. O torcedor que for ao Bruno José Daniel com a camisa do clube, de qualquer época, não vai pagar pela entrada.
- O ano de 2014 da Segunda Divisão do Campeonato Paulista, que, na verdade, é a quarta em ordem de importância, começará neste sábado. Seis jogos da competição acontecerão na região metropolitana de São Paulo neste fim de semana: Atlético Mogi x Jacareí, Nacional x Guarulhos, Diadema x EC São Bernardo, Taboão da Serra x Usac, União Futebol Clube x Manthiqueira e Ecus x Guarujá. O torneio, com 39 participantes, terá início neste fim de semana e término em 2 de novembro de 2014 e será realizado em cinco fases, em que os times jogarão no mínimo oito e no máximo 30 partidas. Nesta primeira fase, os clubes foram divididos em sete grupos, sendo três com cinco participantes e quatro com seis participantes, seguindo um critério de regionalização.
- O Jungle Fight retorna a São Paulo com a disputa do cinturão feminino entre Larissa Pacheco e Liziane Silveira. A tentativa deste sábado, 5 de abril de 2014, será a primeira de “Larissão” de defesa do título do peso galo, obtido em dezembro, após belo nocaute sobre a mexicana Irene Aldana. O evento terá início às 20h30 no ginásio do Pacaembu. Com apenas 19 anos, Larissa Pacheco já é apontada como a principal promessa brasileira no MMA feminino. A paraense, natural de Marituba, está invicta na carreira, com nove vitórias, sendo quatro por nocaute e cinco por finalização. Já a cearense Liziane Silveira possui apenas duas lutas profissionais, com uma vitória por nocaute e outra por finalização. Na segunda luta principal da noite, as revelações Jhonatan Ramos e Renê Pessoa enfrentam-se pela categoria dos meio-médios (até 77 kg).
- O Grêmio Osasco atua em casa pela última vez nesta Série A2 do Paulista. Na penúltima rodada da fase única, enfrenta o Red Bull Brasil, de Campinas. Na última rodada, vai visitar o Monte Azul. Apesar da vitória por 2 a 1 contra o Grêmio Barueri, fato que deixou este em situação bem delicada, a equipe osasquense ainda luta contra o rebaixamento. Com 17 pontos, em 18º, está um atrás do 16º, o Rio Branco. Necessita, então, de bons resultados seus e tropeços dos adversários diretos. Só que terá um rival difícil neste domingo de penúltima rodada da Série A2. Se derrotar o Grêmio Osasco, o Red Bull Brasil, que é o vice-líder neste momento, vai subir à Série A1 independentemente de outros resultados. E, se vencer em Osasco e se o Capivariano for derrotado pelo Velo Clube ou obtiver um empate, ainda poderá chegar à última rodada lutando pelo título. Os ingressos poderão ser retirados gratuitamente no domingo no Rochdale.
- Santos e Ituano disputam neste domingo, no estádio do Pacaembu, a primeira partida da final do Campeonato Paulista de 2014. A segunda também será no Paulo Machado de Carvalho, mas em 13 de abril. O Santos, dirigido por Oswaldo de Oliveira, foi o melhor time de primeira fase deste torneio estadual. Nas quartas de final, não tomou conhecimento da Ponte Preta e aplicou uma goleada de 4 a 0. Nas semifinais, o Santos e o Penapolense protagonizaram um grande jogo. Cícero abriu o marcador ao Santos, mas a equipe do interior virou o placar. Leandro Damião empatou para os santistas e, mais tarde, foi trocado pelo jovem Stéfano Yuri, de 19 anos, que, de cabeça, aos 42 minutos, deu a vitória à equipe do litoral e a vaga à sexta final de Paulista seguida santista. Nas quartas de final, o Ituano empatou sem gols com o Botafogo-SP e o derrotou nos pênaltis. Eliminou o Palmeiras nas semifinais, em pleno Pacaembu, com gol de Marcelinho aos 38 minutos do segundo tempo. Enquanto o Santos tem o melhor ataque do Paulista, com 46 gols marcados, o Ituano é dono da melhor defesa, com apenas dez sofridos.