Em dias de jogos da Copa, ida de carro ao Itaquerão será dor de cabeça
A coordenadora da secretaria executiva do Comitê Paulista da Copa do Mundo de 2014, Raquel Vernancci, prevê dificuldades para quem insistir em ir de automóvel à Arena Corinthians, em São Paulo, em dias de jogos do Mundial lá. Ela explicou que o trânsito normal na rua Doutor Luís Aires (Radial Leste) será todo desviado para o túnel Águia de Haia, cuja entrada fica antes da estação Artur Alvim. Só continuarão adiante, no sentido Itaquerão, os que possuírem autorização especial. Segundo Raquel, quem mesmo assim quiser ir de carro ao estádio só deverá conseguir estacionar a dois ou mais quilômetros do local.
O transporte público, então, será a melhor escolha para quem for ver de perto um (ou mais) dos seis jogos da Copa do Mundo em São Paulo. Haverá orientação da opção de locomoção mais adequada conforme a posição do assento do espectador no Itaquerão. Se, por exemplo, sua cadeira tiver acesso pelo leste, você então será orientado a desembarcar na estação Corinthians-Itaquera – esta será o “ponto final” do Expresso da Copa, que sairá da Luz (Linha 11-Coral da CPTM) e irá diretamente ao estádio, não parando no Brás e no Tatuapé. Já quem tem ingresso que dá direito a um assento cuja entrada é feita pelo oeste será orientado a desembarcar na estação de metrô Artur Alvim (da Linha 3-Vermelha).
Haverá uma triagem prévia de quem tem bilhete ou credencial para acesso das redondezas do estádio. Tal área onde só habilitados para aquele jogo podem entrar se chama “perímetro de segurança”. Os estacionamentos do entorno da Arena Corinthians serão restritos para quem tem autorização para usá-los. O plano é que haja detectores de metal em uma área chamada de “perímetro externo”, ainda fora do estádio, antes de a pessoa chegar aos estandes dos patrocinadores.
A Copa do Mundo começará em 12 de junho, com Brasil x Croácia no Itaquerão, e tal data poderá virar feriado. O governo municipal ainda pode decretar ponto facultativo em 23 de junho, segunda-feira, pois nesse dia haverá na cidade, às 13h, Holanda x Chile e, em Brasília, às 17h, Camarões x Brasil, jogo que fará as pessoas saírem antecipadamente do trabalho, gerando pico de congestionamento antes da hora usual.
Estreia da Arena Corinthians
Para ficar pronto o estádio tem até 15 de abril, nova data estipulada para entrega das obras após o acidente de novembro de 2013 que matou dois operários. Segundo a coordenadora, a partir de então, lá serão realizados progressivamente eventos que vão servir como teste até que, em 17 ou 18 de maio, a Arena Corinthians deverá receber pela primeira vez público suficiente para enchê-la. Nesse fim de semana, o time da casa enfrentará o Figueirense pelo Campeonato Brasileiro.
Leia também:
Confira como estão as obras no entorno da Arena Corinthians
Torcida corintiana será ideal para testar capacidade de estádio, diz Fifa