Villa-Lobos vira Parque Villa Olímpica em 2024, aproximando São Paulo de Paris
De 26 de julho a 11 de agosto de 2024, o rio Pinheiros será nosso Sena; a Roda Rico, nossa torre Eiffel… De certa forma. Nesse período, o parque Villa-Lobos vai se transformar em Parque Villa Olímpica, com mudança inclusive do nome na entrada. Essa alteração temporária se deverá ao fato de que, durante a realização dos Jogos Olímpicos de Paris, na França, em 2024, uma das mais populares áreas verdes da cidade de São Paulo será toda tematizada para que os visitantes tenham uma experiência olímpica na capital paulista. Já neste ano de 2023 será lançado um relógio com contagem regressiva para o início da Olímpiada.
O Parque Villa Olímpica é a proposta vencedora de um chamamento público feito pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), cujo objetivo era escolher a que mais aproximasse o brasileiro da Olímpiada francesa em 2024. A Agência Terruá, brasiliense, e o DC Set Group, paulistano, integrante do consórcio que administra o Villa-Lobos (por meio de sua LivePark), juntaram forças e propuseram um festival olímpico, aberto ao publico, no parque. Patrocinadores o custearão.
Localizado a poucos metros de uma estação de trem, a Villa-Lobos-Jaguaré, da Linha 9-Esmeralda, o Parque Villa Olímpica será mais que uma fan fest do estilo Copa do Mundo, na qual basicamente há exibição de jogos em telões, shows de artistas famosos e venda de bebidas e comidas. É claro que essas atrações não poderiam deixar de compor o evento, mas o que chamará mesmo atenção será o clima olímpico: de acordo com os idealizadores, será como se a Olimpíada estivesse acontecendo em São Paulo.
Quadro de medalhas digital e atualizado em tempo real, grande mapa da Villa Olímpica, escultura dos arcos olímpicos, quadras reformadas para a prática esportiva dos visitantes, bandeiras dos países participantes hasteadas, “Arco do Triunfo” montado em frente à enorme praça circular interna, áreas de imprensa e de encontro com atletas: tudo isso contribuirá para os paulistanos se conectarem com Paris.
Além de assistirem aos Jogos, os visitantes terão a chance de praticar a maior parte das modalidades olímpicas, seja de forma integral, seja como um “aperitivo”, e eventualmente receber o auxílio de esportistas profissionais e treinadores.