São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 29/08/2022

‘Quem é você na Fila da corrida?’ A pessoa que faz amizade na Maratona Fila

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Plinio passa a vez para Giselle na Maratona Fila (Esportividade)

Fotos: clique aqui e encontre as suas.

Resultados: clique aqui e veja o seu ou o de sua equipe.

É possível fazer amigos durante uma maratona? Em uma prova individual de 42,195 km, exigem-se concentração e esforço quase incompatíveis com um bom bate-papo. Por outro lado, em uma maratona de revezamento disputada em quarteto, passa-se a maior parte do tempo fora do percurso, o que permite muita interação com colegas. A resposta à pergunta inicial é sim, portanto.

camVocê em ação na corrida: encontre e baixe sua foto
Clique aqui para ver as fotos de sua participação na Maratona Fila de 2022; ache também as dos amigos!

Formada por meio de um concurso cultural, a equipe Esportividade que participou da Maratona Fila se conheceu ali, no CepeUSP, no domingo do evento, 28 de agosto de 2022. Os três vencedores, Ricardo Nascimento, Plinio Okamoto e Giselle Gonçalves Guimarães, responderam de forma criativa à questão “Quem você é na Fila da corrida?”. No fim das contas, as particularidades de cada um deram um tom singular ao quarteto, completado pelo editor deste site, Andrei Spinassé.

Plinio, Giselle e Ricardo, trio de vencedores de concurso cultural (Esportividade)

Ricardo jogou bastante futsal na juventude e agora aprecia o fato de a corrida não lhe trazer cobranças externas. Giselle, que veio de Patos de Minas (MG) especialmente para a Maratona Fila, começou a correr de forma despretensiosa e logo percebeu levar jeito para a coisa. Plinio é um corredor que gosta de estar com a galera da corrida e de fazer parte de uma comunidade.

Ricardo transfere pulseira para Plinio na Maratona Fila (Esportividade)

Enquanto um fazia sua prova, os outros três o acompanhavam por intermédio da função de localização do WhatsApp – ideia criativa. Apesar das evidentes diferenças de abordagem em relação à corrida, havia muito a conversar, especialmente porque os quatro já podem ser considerados corredores experientes, tendo participado de diversas provas.

Giselle nos últimos metros da prova do quarteto (Esportividade)

Não havia pressão por resultado, e cada um fez o que podia fazer nos 10,5 km de prova, cujo circuito foi montado nas dependências da Cidade Universitária e na avenida Escola Politécnica. Ainda assim, o quarteto Esportividade foi o 30º entre os 141 mistos – com pouco menos de 3h40min. E o mais importante: das próximas vezes que se encontrarem, eles poderão continuar o papo de onde pararam na Maratona Fila.

Quarteto Esportividade, participante da Maratona Fila (Esportividade)

Quanto à Maratona Fila, pela primeira vez aberta ao público, também havia a possibilidade de ser disputada de forma individual, e 340 atletas chegaram ao fim das quatro voltas de 10,5 km cada uma, completada sempre na pista de atletismo do CepeUSP. Ainda participaram do evento 241 duplas e 221 quartetos.

“Arena” da Maratona Fila no CepeUSP (Esportividade)

O gramado central foi o espaço das tendas, como a do “vídeo 360º”, a de gravação de medalhas, a da própria Fila, a do Care Club e a da Panasonic. Os participantes puderam personalizar a camiseta (livre de patrocínios, então boa para ser usada em diversas ocasiões) quando de sua entrega, na loja Centauro da avenida Paulista, com nome – seu ou da equipe –, por exemplo. A Beta Sports organizou a Maratona Fila-2022 em São Paulo.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.