Existe diferença entre praticar corrida e sair correndo; entenda o porquê
Olá, queridos. Venho nesta semana falar sobre a suplementação para atletas ou adeptos da corrida. Mesmo sendo uma modalidade que está em alta pelo país, é importante que os adeptos aprendam a diferença entre praticar corrida e sair correndo.
Nesse sentido, além da técnica, a nutrição e a suplementação podem ser grandes aliadas para quem quer melhorar os resultados. A suplementação atua na recuperação pós-treino e na manutenção da massa magra. Os mais populares entre os praticantes são o BCAA (pré-treino), a maltodextrina e o whey protein, ambos pós-treino.
No entanto, para cada modalidade, grau de dificuldade, preparação do atleta, distância, tempo e demais variáveis, outros suplementos também são bem-vindos. Em provas mais curtas, em que os atletas conseguem imprimir um ritmo mais forte, pode ser consumido mais carboidrato.
Já para as provas mais longas, como ultramaratonas, o atleta precisa consumir gordura também. No caso de corridas de longa duração com temperatura e umidade elevadas, os especialistas indicam o consumo de sódio.
A combinação entre a temperatura e a intensidade do exercício faz com que o nível de transpiração seja alto, aumentando a perda de sais minerais. Para a reposição dos sais minerais é indicada bebida isotônica, que desempenha com rapidez essa função, além de reidratar.
No mais, sempre o praticante deve cuidar do aquecimento e da recuperação pós-prova, como já falei anteriormente.
Beijos e boa semana a todos!
Sobre Milena Nogueira
É educadora física, trabalha como personal trainer e figura no rol das profissionais da saúde mais requisitadas da área. Confira aqui no Esportividade dicas e explicações sobre atividade física e escreva para ela: [email protected] e www.milenanogueira.com.br