São Paulo - região metropolitana
Ciclismo 20/12/2013

Organização do World Bike Tour esclarece situação de participantes

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Eento de 2013 do World Bike Tour em São Paulo (Divulgação)

Eento de 2013 do World Bike Tour em São Paulo (Divulgação)

Os organizadores do World Bike Tour se pronunciaram sobre os questionamentos a respeito do passeio ciclístico que será realizado em São Paulo em 25 de janeiro de 2014. Depois do cancelamento do de Brasilia, originalmente marcado para abril de 2013 e adiado algumas vezes até ser cancelado, houve muitas reclamações sobre demora para reembolso e dúvidas se o da capital paulista aconteceria normalmente.

Evento adiado; entenda o motivo nesta notícia: Bicicletas não chegam, e passeio World Bike Tour é adiado para 02/02

Leia também: Adiamento gera revolta e mais incerteza 

Contemplados com vaga em sorteio entraram em contato com o Esportividade por não terem recebido comprovante de pagamento. “Todas os inscritos que estão na posse do comprovante do pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo indicado podem se considerar devidamente inscritos”, disse José Costa, diretor de comunicação da portuguesa Sportis, organizadora do evento.

Os questionamentos aumentaram quando o site do World Bike Tour saiu do ar para passar por uma reformulação. É tarefa difícil falar com o atendimento por meio dos números brasileiros de telefone mencionados. Procurado por nossa reportagem, Costa respondeu às dúvidas sobre o passeio de Brasília e, principalmente, o de São Paulo.

Esportividade: Por que o evento de Brasília foi cancelado? O de São Paulo, de 25 de janeiro, corre esse risco?
Costa: A etapa do World Bike Tour prevista para Brasília foi cancelada por não se reunirem todas as condições logísticas e financeiras em tempo útil para a realização do evento, como haviam sido protocoladas e contratualizadas entre as várias entidades desde o inicio do ano de 2013, apesar de a organização fazer todos os esforços e com sucessivos adiamentos para que todos os protocolos e contratos fossem devidamente honrados. Tornando-se a situação insustentável esta organização decidiu-se pelo cancelamento em definitivo da etapa prevista para 2013, assumindo avultados prejuízos econômicos e danos morais. Todos os grandes eventos são sujeitos ao seu cancelamento por diversas razões; ao dia de hoje a etapa de 25 de janeiro de 2014 do World Bike Tour não corre esse risco.

Esportividade: As pessoas que haviam se inscrito para Brasília já receberam o dinheiro de volta? Se não, por quê?
Costa: O processo de reembolso em questão está ainda a decorrer e posso adiantar que um elevado numero de participantes já foi ressarcido do valor da taxa de inscrição.

Esportividade: Por que muitas pessoas que já realizaram pagamento do evento de São Paulo não receberam confirmação?

Costa: Cabe-me dizer que num evento com 8.000 participantes o número de pessoas de que temos conhecimento que não receberam a sua confirmação de pagamento não é significativo. Muitos dos e-mails de confirmação caem na caixa de spam e, por isso, não são visualizados pelos seus destinatários. Outra razão pelo atraso é divergência na confirmação do respetivo pagamento nas informações prestadas pelo sistema bancário, o que carece de um tratamento mais aprofundado. Consequentemente, atrasa o envio da respetiva confirmação.

Esportividade: Como as pessoas podem saber se estão devidamente inscritas no passeio?
Costa: Todas os inscritos que estão na posse do comprovante do pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo indicado podem se considerar devidamente inscritos.

Esportividade: Quais foram os procedimentos adotados nos sorteios? São confiáveis?
Costa: O sorteio é realizado em Portugal pela empresa fundadora e legitima proprietária do World Bike Tour em programa informático próprio recorrendo a um algoritmo desenvolvido para o efeito e devidamente homologado pelas autoridades competentes à data da sua criação.

Esportividade: Por que há tantas reclamações sobre o processo de inscrição e confirmação de pagamento e presença?
Costa: Creio que as reclamações se devem pelo infortúnio do cancelamento da etapa prevista para Brasília e pela ansiedade em participarem desse evento de grande prestigio e por muitos considerado o maior passeio ciclístico do mundo, em que a demanda é quase cem vezes superior à oferta.

Esportividade: Por que tanta dificuldade para as pessoas conseguirem tirar suas dúvidas com vocês?
Costa: Essa dificuldade apontada advém do cancelamento da etapa de Brasília e consequente procura do nosso sistema de atendimento e help desk. Estamos conscientes da existência de algum atraso no atendimento e todos os dias procuramos e implementamos soluções para menorizar esse impacto em quem nos procura.

Esportividade: O que vocês podem dizer para as pessoas que se sentem inseguras quanto ao passeio de São Paulo?
Costa: A etapa do World Bike Tour São Paulo decorre anualmente desde 2009 sem qualquer tipo de incidentes dos que ocorreram em Brasília e pelo que nos toca vai continuar a ser assim. Nós somos os primeiros interessados em que todas as etapas desse projeto se realizem e que cumpram todas as razões de responsabilidade social que estão na sua gênese. Pela primeira vez, tivemos que cancelar uma etapa anunciada, o que nos levou a tomar uma série de medidas e ajustamentos, que estão a ser colocados em prática neste momento, com o objetivo claro e inequívoco que situações semelhantes às de Brasília não se repitam. São Paulo e suas pessoas merecem toda a nossa confiança e carinho tanto pela forma como nos receberam e tratam como pelo seu natural interesse nesse projeto e pelas razões de responsabilidade social do mesmo. Jamais poderíamos trair deliberadamente essa confiança e esse carinho depositados no World Bike Tour.

Comentários


  • Aline disse:

    Não recebi o ressarcimento da inscrição de Brasilia, e ninguém que eu conheço recebeu. Cara de pau falar que a grande maiorua foi ressarcida!

    • Marcelo disse:

      Também não recebi e não conheço ninguém que tenha recebido o dinheiro de volta da etapa de Brasília. Roubo descarado e ainda querem realizar o evento em outras cidades. O MPSP deve barrar este evento antes que os paulistanos amarguem, como nós, o prejuízo!

      • Sonia disse:

        O descaso continua e completa 1 ano. O calote em Brasília deixou uma multidão no prejuízo, um imenso dano moral e uma insatisfação que revolta. Uma empresa incapaz de promover um passeio de bicicletas, incapaz de administrar um evento. É lamentável e mais do que vergonhoso. Queremos nosso dinheiro de volta!

  • Anderson Nascimento disse:

    Alguém sabe sobre a retirada dos kits e afins.??

    estou mais perdido que cego em tiroteio..nunca mais viu…

  • Também estou procurando informações sobre a retirada do kit do passeio do dia 25, alguém sabe informar???

  • Fernando César Capucci disse:

    Estou preocupado com a data para retirar o KIT que pelo jeito tem mais participantes com a mesma preocupação. O que custa a organização responder?

  • Marcos Branco disse:

    Desculpa, mas falta verdade nesta entrevista! Estou acostumado a participar de eventos com mais de 20.000 inscritos e o sistema de inscrição e compensação é o mesmo nos bancos. Acho que o evento está com um péssimo grupo de gestores, caso precisem de ajuda, sejam humildes e me façam uma boa oferta que terei o prazer de ajudar! Abr.

  • Edinelson Santos Lamas disse:

    Percebi que muitos como eu estão aguardando as informações da retira do kit e do passeio. Por favor, nos dê alguma noticia.

  • Humberto Guedes disse:

    Recebi o e-mail informando o local da retirada do kit. Será no Esporte Clube Pinheiros, Av. Faria Lima, 2500, telefones: 3817-9793, 3817-9792, 9817-9790. É necessário levar o comprovante de pagamento da inscrição e um documento original com foto.

  • Humberto Guedes disse:

    Recebi o e-mail informando o local da retirada do kit. Será no Esporte Clube Pinheiros, Av. Faria Lima, 2500, telefones: 3817-9793, 3817-9792, 9817-9790. É necessário levar o comprovante de pagamento da inscrição e um documento original com foto. DO DIA 21/01 AO DIA 24/01 DAS 10h00 ÀS 19h00.

  • Rita Campos disse:

    mesmo sem ter recebido o email de confirmação gostaria de ir epoder participar da retirada do kit para poder participar,posso ir no dia da entrega e poder adquirir um kit. rita

    • Esportividade disse:

      Olá, Rita. As inscrições estão esgotadas. Se você fez a sua, a organização deu como prazo hoje às 19h para retirar o kit na portaria do Esporte Clube Pinheiros da Faria Lima. Atenciosamente, Equipe Esportividade.

  • JANAINA disse:

    NÃO HOUVE DEVOLUÇÃO ALGUMA EM BRASÍLIA. O DINHEIRO ESTÁ COM A ORGANIZAÇÃO DESDE MAIO/2013 E DESDE ENTÃO SÓ HÁ PROMESSAS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO, E DEPOIS DO RESSARCIMENTO. BOM, OPINIÃO PESSOAL, ESSE EVENTO É UM GRANDE GOLPE, E COM DIREITO A DIVULGAÇÃO NAS GRANDES MÍDIAS.

  • Marcelo disse:

    O mais impressionante é que o evento de Brasília teve apoio do governo local e da rede globo e nenhum deles sequer comentou ou divulgou o cancelamento. Até hoje nada de resarcimento. Não conheço ninguém que tenha sido resarcido. GOLPE!!!

  • Camila disse:

    Passeio Ciclístico do aniversário de São Paulo adiado para 2 de Fevereiro

  • Patricia disse:

    A novela parece ter começado novamente… O evento em SP foi adiado para 02-fev

  • Janaina Cristov disse:

    Infelizmente neste pais deitam e rolam na falta de organizacao, e os prejudicados ficam com maos atadas. Em SP acabam de prorrogar o envento em cima da hora, ou seja mobilizei familia para ficar com meu filho, peguei carro emprestado para trazer as bicicletas, e agora? quem arca com minha ansiedade e preparacao? Fora que no proximo dia marcado já tenho viagem da empresa com passagem de aviao e tudo marcado e pago, nao vou poder ir ao passeio, espero que pelo menos eu possa retirar a bicicleta antes ou depois do evento ou meu dinheiro de volta. Este é o nosso pais! Uma vergonha!

  • Mírian disse:

    Alguém já foi retirar o kit?
    É verdade que só consigo retira-lo com o email de confirmação de pagamento ou com o comprovante de pagamento do boleto já consigo retirar o kit?

  • Pedro disse:

    Pessoal é importante ver o post do Leandro no endereço: http://leandromd.blogspot.com.br/2014/01/kit-world-bike-tour-sao-paulo-2014.html
    Se o evento é tão confiável porque será que apesar de terem informado que parte das bicicletas estão em São Paulo não mostram como elas são???Vai ver que são reaproveitadas de outros eventos assim como o capacete ….

  • Antônio disse:

    Parece que ocorrerá mais um calote em São Paulo como está sendo o de Brasilia.
    Não conheço ninguém que tenha sido ressarcido até hoje em Brasília!!!

  • Daniel disse:

    Fala sério…

  • Daniel disse:

    Custo acreditar em o quanto esse povo de SP é tosco, pois estão acompanhando toda a dor de cabeça gerada pela falta de compromisso dessa irresponsável wbt, e o calote anunciado dado por eles em BSB, e ainda gastam dinheiro apostando nessa cambada de pilantras.
    Até porque ninguém recebeu o reembolso, ou se houve foi um número inexpressivo.

  • Francisco Nei Sales Sousa disse:

    Boa noite amigos, é revoltante não somente com a instituição WBT que se dizia sério e presta um papelão destes de prejudicar quem acredita no esporte e no ciclismo, mas o pior é ter a certeza que nossos representantes compactuam com esta PALHAÇADA e não nos protege perante esses caloteiros, é como se fossemos assaltados e ainda morrem de rir de nossas caras, mas este é o BRASIL terra de políticos corruptos e de uma justiça que jamais irá nos proteger e sim proteger vagabundos, pois quando eu ou você deixa de pagar um imposto, ou até mesmo uma simples conta rapidamente a justiça nos coloca em SERESA e outros serviços de proteção e ainda apoia os empresários que usam dessas artimanhas para ganhar cada vez mais, estou revoltado com as vias de comunicação que também poderia nos representar mais.

  • Deixe seu comentário


    Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.