Organização do World Bike Tour esclarece situação de participantes
Os organizadores do World Bike Tour se pronunciaram sobre os questionamentos a respeito do passeio ciclístico que será realizado em São Paulo em 25 de janeiro de 2014. Depois do cancelamento do de Brasilia, originalmente marcado para abril de 2013 e adiado algumas vezes até ser cancelado, houve muitas reclamações sobre demora para reembolso e dúvidas se o da capital paulista aconteceria normalmente.
Evento adiado; entenda o motivo nesta notícia: Bicicletas não chegam, e passeio World Bike Tour é adiado para 02/02
Leia também: Adiamento gera revolta e mais incerteza
- Saiba mais:
Participação no World Bike Tour custava R$ 300; veja nos comentários o que as pessoas disseram sobre o WBT
Contemplados com vaga em sorteio entraram em contato com o Esportividade por não terem recebido comprovante de pagamento. “Todas os inscritos que estão na posse do comprovante do pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo indicado podem se considerar devidamente inscritos”, disse José Costa, diretor de comunicação da portuguesa Sportis, organizadora do evento.
Os questionamentos aumentaram quando o site do World Bike Tour saiu do ar para passar por uma reformulação. É tarefa difícil falar com o atendimento por meio dos números brasileiros de telefone mencionados. Procurado por nossa reportagem, Costa respondeu às dúvidas sobre o passeio de Brasília e, principalmente, o de São Paulo.
Esportividade: Por que o evento de Brasília foi cancelado? O de São Paulo, de 25 de janeiro, corre esse risco?
Costa: A etapa do World Bike Tour prevista para Brasília foi cancelada por não se reunirem todas as condições logísticas e financeiras em tempo útil para a realização do evento, como haviam sido protocoladas e contratualizadas entre as várias entidades desde o inicio do ano de 2013, apesar de a organização fazer todos os esforços e com sucessivos adiamentos para que todos os protocolos e contratos fossem devidamente honrados. Tornando-se a situação insustentável esta organização decidiu-se pelo cancelamento em definitivo da etapa prevista para 2013, assumindo avultados prejuízos econômicos e danos morais. Todos os grandes eventos são sujeitos ao seu cancelamento por diversas razões; ao dia de hoje a etapa de 25 de janeiro de 2014 do World Bike Tour não corre esse risco.
Esportividade: As pessoas que haviam se inscrito para Brasília já receberam o dinheiro de volta? Se não, por quê?
Costa: O processo de reembolso em questão está ainda a decorrer e posso adiantar que um elevado numero de participantes já foi ressarcido do valor da taxa de inscrição.
Esportividade: Por que muitas pessoas que já realizaram pagamento do evento de São Paulo não receberam confirmação?
Costa: Cabe-me dizer que num evento com 8.000 participantes o número de pessoas de que temos conhecimento que não receberam a sua confirmação de pagamento não é significativo. Muitos dos e-mails de confirmação caem na caixa de spam e, por isso, não são visualizados pelos seus destinatários. Outra razão pelo atraso é divergência na confirmação do respetivo pagamento nas informações prestadas pelo sistema bancário, o que carece de um tratamento mais aprofundado. Consequentemente, atrasa o envio da respetiva confirmação.
Esportividade: Como as pessoas podem saber se estão devidamente inscritas no passeio?
Costa: Todas os inscritos que estão na posse do comprovante do pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo indicado podem se considerar devidamente inscritos.
Esportividade: Quais foram os procedimentos adotados nos sorteios? São confiáveis?
Costa: O sorteio é realizado em Portugal pela empresa fundadora e legitima proprietária do World Bike Tour em programa informático próprio recorrendo a um algoritmo desenvolvido para o efeito e devidamente homologado pelas autoridades competentes à data da sua criação.
Esportividade: Por que há tantas reclamações sobre o processo de inscrição e confirmação de pagamento e presença?
Costa: Creio que as reclamações se devem pelo infortúnio do cancelamento da etapa prevista para Brasília e pela ansiedade em participarem desse evento de grande prestigio e por muitos considerado o maior passeio ciclístico do mundo, em que a demanda é quase cem vezes superior à oferta.
Esportividade: Por que tanta dificuldade para as pessoas conseguirem tirar suas dúvidas com vocês?
Costa: Essa dificuldade apontada advém do cancelamento da etapa de Brasília e consequente procura do nosso sistema de atendimento e help desk. Estamos conscientes da existência de algum atraso no atendimento e todos os dias procuramos e implementamos soluções para menorizar esse impacto em quem nos procura.
Esportividade: O que vocês podem dizer para as pessoas que se sentem inseguras quanto ao passeio de São Paulo?
Costa: A etapa do World Bike Tour São Paulo decorre anualmente desde 2009 sem qualquer tipo de incidentes dos que ocorreram em Brasília e pelo que nos toca vai continuar a ser assim. Nós somos os primeiros interessados em que todas as etapas desse projeto se realizem e que cumpram todas as razões de responsabilidade social que estão na sua gênese. Pela primeira vez, tivemos que cancelar uma etapa anunciada, o que nos levou a tomar uma série de medidas e ajustamentos, que estão a ser colocados em prática neste momento, com o objetivo claro e inequívoco que situações semelhantes às de Brasília não se repitam. São Paulo e suas pessoas merecem toda a nossa confiança e carinho tanto pela forma como nos receberam e tratam como pelo seu natural interesse nesse projeto e pelas razões de responsabilidade social do mesmo. Jamais poderíamos trair deliberadamente essa confiança e esse carinho depositados no World Bike Tour.
Não recebi o ressarcimento da inscrição de Brasilia, e ninguém que eu conheço recebeu. Cara de pau falar que a grande maiorua foi ressarcida!