São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 17/02/2022

Vazamento de links de inscrições gratuitas ou baratas prejudica corredores

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Atletas completam Circuito Happy Running (Esportividade)

Observação (feita às 22h22 de 22 de fevereiro de 2022): as inscrições para o Circuito Neo Running estão ESGOTADAS; clique aqui e leia o comunicado da organização do evento.

Observação (feita às 12h58 de 19 de fevereiro de 2022): apenas 520 corredores participaram do Circuito Happy Running em 19/02/2022, sábado, em Taboão da Serra, e havia ainda alguns caminhantes; 1.500 pessoas estavam inscritas nele, isto é, cerca de 60% delas não foram ao evento.

Corredores amadores que não obtiveram links de inscrição saíram prejudicados, pois nem sequer tiveram a chance de se inscrever em corridas baratas ou gratuitas. Pelo menos três eventos foram envolvidos em um vazamento de links no começo deste mês, fevereiro de 2022: Circuito Happy Running, Circuito Neo Running e etapa de Santo André do Circuito Juntos. As três corridas têm em comum o site de inscrições, o Ativo.

Links espalharam-se por grupos do WhatsApp antes mesmo da abertura oficial das vagas. O caso mais evidente foi o da etapa de Taboão da Serra do Happy Running: quando foram liberadas, na tarde de terça-feira (15), estavam quase esgotadas.

Houve mais uma complicação: também foi divulgado nesses grupos um link de uma etapa que supostamente aconteceria em 3 de abril, e várias pessoas se inscreveram nela, mas esse evento não é o mesmo do deste sábado, dia 19 de fevereiro, e as inscrições não valem para este.

A etapa do parque Villa-Lobos do Circuito Neo Running, também alvo de vazamento, está prevista para 27 de fevereiro, e não se sabe quando ou se as inscrições serão retomadas. Muitos também se inscreveram na etapa de Santo André do Circuito Juntos, mas a organização do evento não disse se está confirmado para 27 de março (no site oficial, há um “a definir” para a data).

Esse vazamento ocorreu porque, a partir do momento que um evento é liberado no Ativo, pode-se acessar o link dele e efetuar inscrições – mesmo que não seja exibido na página principal de calendário do site. Este foi informado do vazamento, na manhã de 16 de fevereiro, pela reportagem do Esportividade.

O Circuito Happy Running conta com investimento direto (repasse de R$ 239.949 à Associação Desportiva e Cultural Atletas do Bem) do governo estadual de São Paulo, enquanto Circuito Neo Running e Circuito Juntos obtiveram recursos com a ajuda de leis de incentivo ao esporte, isto é, usam dinheiro público de forma indireta.

Comentários


Exibir comentários

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.