Parques municipais de SP podem ser reabertos aos fins de semana neste mês
Observação (feita às 19h12 de 23 de julho de 2021): parques, centros esportivos e CDCs da cidade de São Paulo voltam aos horários normais em 24/07.
O prefeito Bruno Covas disse que os parques municipais de São Paulo ainda não serão reabertos aos fins de semana. Mesmo com a capital paulista avançando à quarta fase do Plano São Paulo, a Verde, neste sábado, 10 de outubro de 2020, a prefeitura optou por aguardar mais duas semanas para analisar como vão ficar os números da pandemia de covid-19 na cidade e tomar uma decisão. Existe, então, chance de que já estejam liberados à população em 24 e 25 de outubro de 2020.
Setenta dos parques municipais foram reabertos em julho, mas com horário restrito, e voltaram a ficar com portões liberados em horário normal (de dias úteis) em agosto, o que também ocorreu com os principais estaduais da cidade.
Ainda não existe previsão, porém, de quando a avenida Paulista voltará a ser um espaço de lazer aos domingos. “É [um caso] mais complicado, pois é mais difícil você manter a quantidade de pessoas. Nos parques, você consegue contá-las para manter um índice de ocupação de 60%. Na Paulista, há inúmeros pontos de entrada e saída. É mais complicado, então, fazer a contagem e segurar a aglomeração”, afirmou Covas.
E justamente para o fim de semana de 24 e 25 de outubro, o da possível reabertura de parques, está previsto um evento-teste de corrida. Graças a uma união de esforços de empresas organizadoras, uma prova para 150 convidados testará o protocolo sanitário proposto no sambódromo do Anhembi, na zona norte, em 25/10.