100ª edição da São Silvestre pode ter queniano Paul Tergat, que revela vontade

Paul Tergat é homenageado pela Fundação Cásper Líbero (FCL/Divulgação)
Uma lenda está entre nós e assim o fica até este domingo, dia 24 de agosto de 2025. Aproveitando a passagem de Paul Tergat por São Paulo, a Fundação Cásper Líbero, detentora da São Silvestre, homenageou o cinco vezes vencedor da mais tradicional corrida de rua brasileira nesta sexta-feira, dia 22, no número 900 da avenida Paulista. O queniano tornou-se o primeiro atleta a ingressar no Hall da Fama da prova.
Durante o evento, Tergat, 56 anos, demonstrou interesse em participar da centésima edição da corrida, que se realizará em 31 de dezembro de 2025. “Sim, eu quero competir neste ano na São Silvestre, mas apenas para me divertir”, revelou.
Quanto à homenagem, mostrou-se surpreso com ela: “Não estava esperando essa homenagem; é uma sensação incrível. Gostaria de agradecer a todos por isso”.
Aos corredores amadores que participarão da 100ª São Silvestre em 31 de dezembro de 2025, para a qual as inscrições serão abertas em breve, o ex-recordista mundial da maratona (Berlim-2003) disse que, para ele, a tão famosa “subida da Brigadeiro” não foi moleza na primeira participação dele.
“A principal dificuldade que tive foi na primeira vez que precisei subir a avenida Brigadeiro Luís Antônio, mas o que me motivou foi o incentivo da torcida”, contou. “O Brasil é como minha segunda casa. Os fãs brasileiros são sempre muito receptivos e calorosos.”

Émerson Iser Bem, vencedor da São Silvestre-1997 (GazetaPress)
O queniano foi superado pelo brasileiro Émerson Iser Bem em 1997 (justamente na Brigadeiro). “Fiquei feliz que um brasileiro foi o primeiro colocado. Eu sabia que ele era muito bom e fiquei satisfeito em terminar em segundo lugar”, afirmou.
Paul Tergat venceu a São Silvestre em 1995, 1996, 1998, 1999 e 2000 e se tornou o atleta com o maior número de vitórias na história da prova.
Serviço especial (apenas no WhatsApp e no Telegram)
O Esportividade tem canais nos aplicativos WhatsApp (clique aqui) e Telegram (clique aqui) em que dá informações a respeito de eventos de corrida recém-lançados, especialmente os com inscrições gratuitas ou baratas. Inscreva-se de graça em um deles para ser avisado da abertura de inscrições para a 100ª São Silvestre.
Leia também:
Com Fila KR7 Pro Speed Tech e Tergat, ‘é como se eu estivesse voltando para casa’