1 km a mais que o informado atrapalha Sephora Beauty Run de atletas em SP
As participantes da Sephora Beauty Run, uma das corridas de rua mais caras da temporada (R$ 250), foram pegas de surpresa no domingo passado, dia 11 de outubro de 2015. Em vez de elas correrem 6 km, distância amplamente divulgada pela organização do evento e presente em regulamento e até em backdrops diante dos quais elas tiravam fotos, tiveram de percorrer 7 km ou até ou pouco mais que isso, o que bagunçou o planejamento de prova das atletas, que jamais foram avisadas sobre a distância correta.
O percurso foi parecido com o da Disney Magic Run de 30 de agosto de 2015, quando os atletas correram cerca de 10 km na região do parque do Ibirapuera. A maior diferença foi a localização do retorno: enquanto na prova da Disney foi feito após a Indianópolis, na av. Rubem Berta, o da Sephora foi realizado na altura da Pedro de Toledo, o que resulta em uma diferença de aproximadamente 3 quilômetros.
A organização da Sephora Beauty Run desde a abertura das inscrições, no fim de agosto, divulgou o percurso que de fato foi cumprido. No entanto, ela sempre disse que se tratava de um de 6 km. Mas era até um pouco mais de um quilômetro mais longo que isso.
A diferença entre a distância informada e a real atrapalhou corredoras como Givanete Silva Ferreira, a 16ª colocada. “Quando estava acompanhando no relógio faltavam 500 metros para os 6 km, geralmente momento em que me preparo para o sprint final. Mas os 6 km foram se aproximando e nada de eu ver a chegada. Respirei e fui, mas a cabeça da gente se para para tal km… Eu confesso que perdi um pouco do meu rendimento no fim”, disse a atleta, que completou a prova em 32min22 e afirmou ter gostado do resto do evento.
Aline Maria da Silva Moreira: “O evento foi muito bom no geral, mas a distância é uma informação importante que deve ser passada com precisão”.
Segundo Bruna Paschoal, “depois dos 5 km eles não colocaram nenhuma outra placa”. “Eu vi muita gente que foi para correr pela primeira vez e ficou muito cansada nesse quilômetro a mais. Querendo ou não, aumentando ou diminuindo o percurso você muda o público da corrida. Havia uma senhora que não conseguiu completar a prova por causa disso”, relatou Bruna.
“Foi péssimo, pois muitas atletas forçaram o pace no último km, que, na verdade, durou 2,250 km, segundo meu Garmin”, contou Silvia Ferreira de Melo Fernandes. Havia a promessa de entrega de produtos conforme a colocação, como charm da Pandora para as cem melhores.
Também gerou reclamação em redes sociais o fato de os kits entregues depois da corrida serem distintos. Além disso, alguns deles não tinham todos os itens prometidos. Mas o regulamento da prova deixa claro que se trata de cortesia.
Procurada pelo Esportividade, a Noblu Sports, empresa de Campinas que organizou a Sephora Beauty Run de São Paulo em 2015, respondeu assim: “Informamos que a Noblu Sports acata e segue as orientações dos órgãos competentes para realização de todos os seus eventos. No caso do percurso da corrida Sephora Beauty Run, realizada neste domingo, dia 11 de outubro de 2015, foi solicitada uma alteração por parte do órgão de trânsito municipal em relação ao percurso desenhado originalmente para que as vias públicas de trânsito do entorno e região da prova não fossem prejudicadas. Buscamos sempre oferecer uma prova que respeite tanto o usuário das ruas e avenidas da cidade que está sediando o evento como os atletas participantes”.
O percurso da Sephora Beauty Run paulistana, que na verdade era de 7 km, foi autorizado pelo subprefeito da Vila Mariana e detalhado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo em 29 de setembro, 12 dias antes da prova.
Concluíram a corrida 1.628 atletas. O regulamento previa a participação de até 4 mil. Feitas pela internet, as inscrições custavam R$ 257,50 no total.
E a corrida do McDonald’s foi assim:
Com corrida e caminhada misturadas, ‘mar cor de rosa’ invade São Paulo
GOSTARIA DE SABER QUANDO ABRE AS INSCRIÇOES DA SEPHORA BEAUTY RUN 2017
E EM QUAL SITE ESTARAO ABERTAS AS INSCRIÇOES