São Paulo - região metropolitana

Confira como estão as obras no entorno da Arena Corinthians

Por Esportividade
Entorno do Itaquerão em dezembro de 2013 (Portal da Copa)

Entorno do Itaquerão em dezembro de 2013 (Portal da Copa)

Não é apenas a Arena Corinthians que deve ficar pronta até abril de 2014. As obras viárias no entorno do Itaquerão também têm conclusão prevista para o quarto mês do ano. Fotos divulgadas pelo Portal da Copa, site do governo federal brasileiro, dão um bom panorama do que está em execução no bairro da zona leste paulistana. As imagens são de dezembro de 2013.

Como era antes (Google Maps/Reprodução)

Como era antes (Google Maps/Reprodução)

Projeto para Itaquera

Projeto para Itaquera

As obras do Complexo Viário Pólo Itaquera começaram em setembro de 2012. A primeira etapa, contratada por R$ 257,7 milhões, de acordo com a Dersa, incluía nova avenida de ligação norte-sul entre a avenida Itaquera e a avenida José Pinheiro Borges (Nova Radial) e respectivo conjunto de viadutos; nova avenida de ligação entre a ligação norte-sul e a avenida Miguel Ignácio Curi; adequação viária da ligação entre a avenida Miguel Ignácio Curi e a estação Corinthians-Itaquera; e adequação viária da Radial Leste nas proximidades da estação Corinthians-Itaquera, com a implantação de uma via expressa em mergulho (pista subterrânea).

Iniciada em abril de 2013, outra etapa, com investimento de R$ 61,4 milhões para execução das obras, tem como objetivo a criação de alças viárias de ligação entre a avenida José Pinheiro Borges (Nova Radial) e a avenida Jacu-Pêssego. Algumas desapropriações foram necessárias para a realização desse plano.

Entorno do Itaquerão em dezembro de 2013 (Portal da Copa)

Entorno do Itaquerão em dezembro de 2013 (Portal da Copa)

O projeto contempla também uma passarela para ligação da região norte do bairro de Itaquera ao estádio, sobrepondo os trilhos do Metrô e da CPTM e as avenidas Radial Leste e José Pinheiro Borges. A travessia para pedestres vai facilitar a circulação das pessoas que pretendem chegar ao estádio e ao Polo Institucional Itaquera.

De acordo com o Comitê Paulista da Copa do Mundo, o investimento total, incluindo despesas com projetos e desapropriações, será de R$ 548,5 milhões, sendo R$ 397,9 milhões do Governo do Estado e R$ 150,6 milhões da Prefeitura de São Paulo. Cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos devem ser gerados pelas intervenções.

Entorno do Itaquerão em dezembro de 2013 (Portal da Copa)

Entorno do Itaquerão em dezembro de 2013 (Portal da Copa)

Durante a Copa do Mundo

Haverá trens da CPTM que funcionarão de forma expressa durante o Mundial-2014 de futebol: trata-se do chamado Expresso da Copa, que sairá da estação Luz e seguirá diretamente, sem nenhuma parada, até Corinthians-Itaquera da CPTM, trajeto que demora 19 minutos.

Saber qual será seu assento no Itaquerão será importante para saber qual opção escolher (trens do Metrô ou da CPTM), de acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo e coordenador do Comitê Paulista da Copa, Julio Semeghini.

Durante o Mundial de futebol, o acesso de carros ao entorno do estádio será restrito a veículos credenciados. Há ainda bicicletários nas principais estações da rede sobre trilhos e estuda-se a instalação de um megabicicletário na estação da Luz.

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